O MONUMENTO
O Complexo Monumental que o Convento de Cristo representa, começa com a construção do Castelo Templário em 1160, em simultâneo com a edificação da Charola, oratório Templário, terminado no final do século XII.O Infante D. Henrique, o Navegador, manda construir em 1420, o seu Paço sobre parte da antiga casa militar Templária e ampliar as instalações conventuais.
D. Manuel, Rei e Governador da Ordem de Cristo, beneficiando das riquezas de além-mar, que o início do século XVI ocasiona, transforma o Convento de Tomar com novas construções e inicia um discurso decorativo que celebra a mística da Ordem de Cristo e da Coroa Portuguesa numa grandiosa alegoria de poder, fé e glória.
D. João III, impõe a reforma da Ordem de Cristo, ampliando o Convento, transformando-o numa sumptuosa obra de arquitectura, mais tarde rematada com o magnífico Aqueduto dos Pegões, que Filipe II de Espanha manda edificar.É o conjunto destes espaços centenários que transforma o Convento de Cristo no grandioso complexo monumental que mereceu a classificação de Património da Humanidade, desde 1983.
Para entrar clique em:
CONVENTO DE CRISTO e do lado direito superior clique em "VISITA VIRTUAL"
Oi professora Meire, aqui é sua estagiaria da Unigran, a Luciana, mto linda a arquitetura e a riqueza de detalhes desta igreja, fiquei encantada...Estou admirada com seu blog, um espaço mto bacana de artes, que bom seria se todos professores de artes do Brasil fossem tão dedicados qto vc...parabéns pelo seu trabalho...retornarei as suas aulas esta semana, estava com virose, mas ja passou...T+
ResponderExcluirMuito obrigado!!
ResponderExcluir